Escolha uma Página

Além de uma boa gestão, gerenciamento da produção e controle sobre sua propriedade, o uso correto de equipamentos é um fator determinante para aqueles que buscam otimização e máxima produtividade em sua fazenda.

Pensando nisso, separamos neste post tudo o que você precisa saber para fazer boas compras e vendas de máquinas agrícolas. Para tanto, orientamos 7 dicas indispensáveis no momento de negociar um equipamento. Confira com a gente!

 Entenda a relação entre máquinas agrícolas e agronegócio

O uso da tecnologia no agronegócio transformou a vida dos proprietários. O surgimento de equipamentos modernos possibilitou que muitas atividades fossem realizadas de maneira mais fácil, possibilitando a otimização da produção e o ganho de lucros em tempo satisfatório.

No entanto, é essencial que o uso de máquinas esteja aliado a um planejamento adequado, levando em consideração o tipo de produção e a eficiência daquele equipamento no procedimento, atendendo às demandas da propriedade.

A compra de máquinas agrícolas pode ser feita tanto em concessionárias, obtendo-se um produto novo e com suporte de fábrica, quanto por meio de um outro proprietário, obtendo-se um produto usado, mas que cumpre seu papel com desenvoltura desde que apresente-se em boas condições.

Porém, depois de um certo período de uso, é natural que determinado equipamento adquirido possa não apresentar a mesma utilidade de antes. Assim, uma boa maneira de reaproveitar a máquina é vendê-la.

Tanto a compra como a venda de máquinas agrícolas devem ser feitas de maneira prudente, evitando imprevistos e prejuízos futuros para as partes envolvidas. Afinal, todo proprietário procura manter seus gastos dentro de seu orçamento, não é mesmo?

  1. Acompanhar os classificados do agronegócio

Antes de realizar a compra ou a venda de um equipamento, uma excelente dica é acompanhar os classificados do agronegócio.

Os classificados servem para que se conheça melhor quais equipamentos estão sendo negociados em um determinado período, quais as flutuações de valores sobre determinados produtos e quais tipos de máquinas estão entre as mais procuradas.

Tais informações são de grande valia não só no momento de obter um equipamento, mas também na hora de impor um preço para aquela maquinaria que não lhe é mais útil, fatores que são vantajosos no momento de pensar em seu orçamento.

  1. Participar de leilões

Leilões são ótimas formas de conhecer novas pessoas, além de proporcionarem a oportunidade de fazer transações, muitas vezes, mais lucrativas.

O leilão em setores de agronegócios é um segmento que vem crescendo já há algum tempo, pois mostra-se como uma forma interessante de conhecer produtos, identificar preços e comparar equipamentos que, embora usados, podem estar em ótimas condições de uso, cumprindo seu papel com eficiência.

Nesse tipo de mercado, é interessante observar a origem do produto e procurar sinceridade e transparência sempre que possível, de forma que ambas as partes envolvidas estejam satisfeitas e conscientes da transação.

  1. Pesquisar o histórico do equipamento

Sempre que for buscar adquirir um equipamento usado, é essencial verificar todo o histórico daquela maquinaria.

Isso deve ser feito porque, muitas vezes, uma boa aparência estética não é garantia de que o produto está em boas condições. Assim, é necessário verificar seu tempo de uso, ano de fabricação, quais foram seus donos anteriormente e por quais manutenções ele passou durante esse tempo.

  1. Considerar as necessidades da lavoura

Equipamentos distintos são utilizados para fins diferentes. Dessa maneira, as máquinas agrícolas que estarão envolvidas no negócio deverão atender às demandas das partes interessadas. Determinadas lavouras, por exemplo, precisam de equipamentos mais específicos, adequados para a cultura e que garantam produtividade, eficiência e segurança ao produtor.

Grandes produções de soja, por exemplo, exigem colheitadeiras com alto desempenho — uma vez que esse tipo de atividade requer equipamentos de maior potência. Máquinas que não se enquadram nesse perfil são mais onerosas, devido aos gastos com combustível, manutenção e maior tempo em atividade, tornando-se, portanto, uma opção que não apresenta muitas vantagens.

  1. Levar em conta as condições de pagamento

Outro ponto importante que deve ser levado em consideração são as condições de pagamento envolvidas.

A negociação deve ser clara o suficiente para que ambas as partes estejam conscientes do que e como vão receber. Assim, deve-se ter em mente que os gastos na compra de um equipamento não se resumem somente à aquisição do produto, mas ao transporte, à possível desmontagem, ao local de armazenamento, entre outros.

Além disso, o pagamento pode ser feito à vista, parcelado, na forma de realização de serviços, ou mesmo envolvendo um pacote de outros produtos, o que pode ser, inclusive, mais econômico. Tudo deve ser combinado e levado em conta, tomando como prioridade as condições de seu bolso.

  1. Ter um bom suporte técnico

Compras e vendas efetivas podem ser facilitadas por meio do serviço de uma equipe preparada e confiável para realizar o procedimento, utilizando a tecnologia como sua aliada.

Um bom suporte técnico está encarregado de buscar informações interessantes, comparar preços de custo, preços de concorrentes, observar possíveis tendências no mercado e manter o processo seguro durante a transação dos produtos.

  1. Realizar inspeções regularmente

Conhecer o produto, o máximo que puder, é uma boa forma de não gerar descontentamentos e arrependimentos durante uma compra ou venda de sua máquina agrícola.

Para tanto, busque sempre realizar inspeções nos produtos que estão em sua posse e serão vendidos. Procure rachaduras, trincas, ou qualquer outro problema que possa passar despercebido.

Ao mesmo tempo, verifique se o produto que você está comprando passou por manutenções ou inspeções a pouco tempo e, caso seja necessário, exija uma verificação apurada antes de adquiri-lo — pois é um direito do consumidor averiguar a situação do produto antes da transação.

Máquinas agrícolas são responsáveis por otimizar e maximizar as produções dos mais variados cultivos. No entanto, é essencial seguir certas orientações antes de comprar ou vender tal equipamento, de maneira que ambas as partes envolvidas estejam satisfeitas com a negociação e o resultado seja o melhor possível. A E-machine é loja completa em equipamentos agrícolas e  industriais, além disso, temos mais  4 mil peças automotivas para máquinas pesadas.

Venha conhecer a nossa loja!

Fonte – Trucadão Notícias.